Centro de pesquisa e cultura, que atende a diversos refugiados e impulsiona a reflexão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos, contará com dois estandes no evento, realizado nos dias 5, 11 e 12 de junho

Créditos: Salim Mhanna | Acervo BibliASPA
Pela sexta vez consecutiva, a BibliASPA – centro de pesquisa e cultura que impulsiona a reflexão sobre os povos árabes, africanos e sul-americanos, e atende a refugiados – participará da 21ª Festa do Imigrante, onde representará o Iraque, país rico em diversidade cultural e muito conhecido por ser um dos berços da civilização, detentor de uma vastidão de monumentos arqueológicos e de fundamentais invenções da humanidade. O evento acontecerá nos dias 5, 11 e 12 de junho, no Museu do Imigrante, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo (SP).
Na ocasião, com o intuito de levar a cultura do Iraque para mais perto dos visitantes do evento, a BibliASPA contará com um estande no setor de artesanatos e uma tenda no espaço da gastronomia, ambos com a presença de imigrantes e refugiados iraquianos.Os estandes serão tematizados com tapetes e almofadas originais do Iraque, além de outros adereços da cultura árabe.
Um dos destaques na tenda da gastronomia será o café servido com a especiaria cardamomo, armazenado em uma bela máquina de café típica do Oriente Médio. Além disso, serão comercializados diversos doces e salgados árabes. Abaixo, é possível conferir o cardápio completo, com as descrições dos alimentos que serão oferecidos na tenda do Iraque.

Créditos: Salim Mhanna | Acervo BibliASPA
No estande de artesanato, será possível conferir reproduções de quadros de caligrafia árabe em pôsteres, capas de almofada, lenços, chaveiros, cadernos, lápis e canetas, livros da BibliASPA (ver http://edicoesbibliaspa.wordpress.com/), marcadores de livro e 10 modelos de camisetas com estampas distintas. Quem realizar compras acima de R$48 ganhará o seu nome escrito com caligrafia árabe, grafado em um papel especial, que poderá ser enquadrado posteriormente. Além disso, todos os que adquirirem qualquer produto participarão de um sorteio para concorrer a um livro de poesia árabe e uma camiseta.
A Festa do Imigrante, por meio da gastronomia, arte, música e dança típicas de diversas nacionalidades, tem papel fundamental no resgate da história dos milhares de imigrantes que chegaram ao Brasil há mais de cem anos e que continuam povoando o Brasil.
? Cardápio
Salgados:
Esfiha aberta (carne, queijo, verdura ou zaatar)
Esfiha fechada (carne, queijo, verdura ou zaatar)
Kibe
Churrasco árabe:
Shawarma (churrasco árabe com molho especial)
Pratos Vegetarianos – Saladas, pastas e entradas:
Mix de Mutabbal (berinjela)
Muhammara (nozes e pimentão)
Hommus (grão de bico)
Labne (coalhada seca)
Tabule (salada de trigo integral, salsinha, tomate e temperos)
Fatuche (salada de alface, tomate, pepino, rabanete, cebola, temperos e crouton)
Doces:
Doces árabes sortidos
Raha (goma árabe) simples
Raha (goma árabe) com nozes ou amêndoa
Mix de frutas secas (damasco, tâmara, figo e passas)
Tâmara
Mulabbas (amêndoas confeitadas)
Bebidas:
Sucos
Água
Refrigerante
Café árabe especial com cardamomo
Chás Diversos
Serviço:
21ª Festa do Imigrante
Data: 5, 11 e 12 de junho
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Museu do Imigrante
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo (SP)
Entrada: R$6
Tenda do Iraque (gastronomia): Nº 38
Informações: http://museudaimigracao.org.br/festa-do-imigrante/
Informações à Imprensa
Tel.: (11) 99609-3188 (BibliASPA) ou 99609-5535 (Prof. Paulo Farah)
Paulo Farah – direcao@bibliaspa.org
www.bibliaspa.org
teatro, bibliotecas especializadas e
saraus, entre outras ações.
Tel.: (11) 99609-3188 (BibliASPA) ou 99609-5535 (Prof. Paulo Farah)
Informações à Imprensa
Paulo Farah – direcao@bibliaspa.org
www.bibliaspa.org