
O Guelta d’Archei é uma fenda numa formação rochosa na região do Ennedi, norte do Chade, em cujo interior há um lago com um ecossistema auto-sustentado. Camelos, jumentos e cabras vêm beber ali. As fezes dos animais e as algas alimentam os peixes, que por sua vez são comidos pelos jacarés que vivem no lago. Esse micro-sistema é um remanescente dos tempos em que o Saara era fértil e habitado por uma fauna diversificada.

Na região do Ennedi, como outras regiões do Saara, pinturas e outros tipos de inscrições rupestres milenares, revelam a ecologia dos tempos pré-desertificação. A maioria das inscrições encontradas no Ennedi são pinturas, concentradas em cavernas. A presença/ausência de determinados animais/práticas culturais, permite traçar a história da região. (A desertificação do Saara foi um processo que ocorreu há cerca de 6000 anos).

Na região do Ennedi, como outras regiões do Saara, pinturas e outros tipos de inscrições rupestres milenares, revelam a ecologia dos tempos pré-desertificação. A presença/ausência de determinados animais/práticas culturais, permite traçar a história da região. (A desertificação do Saara foi um processo que ocorreu há cerca de 6000 anos). A maioria das inscrições encontradas no Ennedi são pinturas, concentradas em grutas.

Gruta no Ennedi, em cujas paredes encontram-se pinturas rupestres. Na região do Ennedi, como outras regiões do Saara, pinturas e outros tipos de inscrições rupestres milenares, revelam a ecologia dos tempos pré-desertificação. A presença/ausência de determinados animais/práticas culturais, permite traçar a história da região. (A desertificação do Saara foi um processo que ocorreu a cerca de 6000 anos). A maioria das inscrições encontradas no Ennedi são pinturas, concentradas em grutas.

Região do Ennedi na qual se localizam as grutas em cujas paredes encontram-se pinturas rupestres. Nessa área, como outras regiões do Saara, pinturas e outros tipos de inscrições rupestres milenares, revelam a ecologia dos tempos pré-desertificação. A presença/ausência de determinados animais/práticas culturais, permite traçar a história da região. (A desertificação do Saara foi um processo que ocorreu a cerca de 6000 anos). A maioria das inscrições encontradas no Ennedi são pinturas, concentradas em grutas.

Lago Yoa no oásis de Ounianga Kebir, norte do Chade. Há muitos oásis na região do Ennedi, que é um dos desertos que formam o Saara. Em alguns desses oásis existem lagos, sendo que o de Ounianga Kebir é um dos maiores. Sua água, porém é salgada. O sal que fica concentrado nas margens é recolhido e comercializado. Muitas salinas do deserto são formações decorrentes do ressecamento desses lagos.